Java

segunda-feira, 19 de junho de 2017

[Livros] - O Último dos Czares de Robert Service


A história trágica de um monarca apanhado desprevenido pelos ventos da revolução.
Em março de 1917, Nicolau II, o último Czar da Rússia, abdicou e a dinastia que governara o império por mais de três séculos foi forçada a ceder o poder aos revolucionários bolcheviques.

Com acesso a documentos nunca antes investigados, incluindo os diários pessoais do próprio Czar, Robert Service, um dos mais respeitados especialistas na História russa, lança uma nova luz sobre os últimos meses da vida de Nicolau, entre a abdicação e o assassinato de toda a família a sangue-frio.

O Último dos Czares é uma investigação admirável de um homem apanhado desprevenido pela História. E revela nos o cenário social, económico e político que fermentava na Rússia após a tomada de poder bolchevique e no início da República Soviética de Lenine.

Robert Service
Já em antecipação do centésimo aniversário da morte dos Romanov, começam a ser publicados alguns volumes interessantes sobre a família, uma raridade em Portugal. Um deles é este "O Último dos Czares" de Robert Service que teve até direito a um artigo publicado no jornal Expresso esta semana. O artigo trata-se de uma entrevista com o autor, Robert Service, tem o título "É inconcebível Lenine não ter aprovado o assassinato dos Romanov" e pode ser lido aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário