Java

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Casar na Família (Parte 1)

A imperatriz Alexandra Feodorovna (Carlota da Prússia) rodeada pelas suas noras Maria Alexandrovna (esq) e Alexandra Iossifovna (dir).
Uma das soberanas que teve mais êxito na dinastia Romanov foi Catarina, a Grande que reinou entre 1762 e 1796. Deixou uma marca tão profunda na história do país que é fácil esquecer que a Rússia não era o seu país-natal. Atravessou a fronteira quando era ainda uma menina de catorze anos. Chamava-se Sofia de Anhalt-Zerbst e era alemã. Nas gerações que se seguiram, quase todas as noivas que se casavam com um Romanov eram estrangeiras: os membros da família tinham o dever de escolher uma companheira de origens reais, o que tornava este facto quase inevitável. Ano após ano chegavam estas princesas, retiradas das suas famílias, língua, cultura, religião e forçadas a aprender tudo novamente ao mesmo tempo que se adaptavam à vida de casadas. Até os nomes tinham de deixar. A transição nunca era fácil; para algumas era mesmo um pesadelo. As barreiras culturais tornaram-se ainda mais evidentes à medida que o século XIX avançava: por exemplo, na família do czar Nicolau I, os pais e filhos mais velhos falavam francês como língua principal enquanto os mais novos falavam russo. Este sentimento crescente de identidade nacional tornava a pressão cada vez mais forte. Contudo, as noivas Romanov provaram ser um grupo de senhoras inteligente que contribuiu de várias formas para o seu país adoptivo e influenciaram também a família Romanov.

Alexandra Feodorovna (Carlota da Prússia)
As duas representantes das gerações mais antigas das quais se conseguem encontrar fotografias: a imperatriz Alexandra Feodorovna, esposa do czar Nicolau I, e mãe do czar Alexandre II, que começou a sua vida com o nome Carlota da Prússia. Conheceu o grão-duque Nicolau Pavlovich, na altura irmão mais novo do czar Alexandre I, na corte do pai em Berlim quando ele tinha dezassete anos e ela quinze. Chegou à Rússia no verão de 1817, quando tinha dezoito anos, mudou de nome no seu baptismo ortodoxo, e casou-se na grande capela do Palácio de Inverno no dia em que completou dezanove anos. Tornou-se imperatriz em 1825 quando o seu marido sucedeu ao irmão. Alexandra Feodorovna pertencia a uma geração de mulheres de quem se esperava pouco além de um papel decorativo e dar à luz filhos e ela fê-lo na perfeição. O seu marido era atencioso e adorava-a. Alexandra presidia a corte, onde a vida era uma série de entretenimentos, com uma graciosidade natural. Lady Londonderry, que  visitou a Rússia em 1837, ouviu dizer sobre a imperatriz: "ela já nos deu tantas alegrias nestes vinte anos em que esteve no trono e nunca fez mal a uma alma".

Helena Pavlovna
A cunhada de Alexandra, a grã-duquesa Helena Pavlovna, nascida princesa Carlota de Württemberg. Depois de ter tido uma educação pouco convencional na Paris pós-revolucionária, o futuro de Carlota foi decidido pela sua família quando ela tinha quinze anos. Nunca tinha conhecido o grão-duque Miguel Pavlovich, irmão mais novo de Alexandre I e Nicolau I e ele não tinha qualquer interesse em casar. Apesar de tudo, um ano depois do noivado, o grão-duque recebeu-a na fronteira onde a princesa impressionou tudo e todos com a sua pose e inteligência. Os dois casaram-se em Fevereiro de 1824, mas foram miseráveis. Apesar de Helena ter dado à luz uma série de bebés, todas elas meninas, Miguel tratava-a com indiferença. Apenas o seu irmão mais velho viu o desespero da cunhada: "Temos de concordar que esta jovem e encantadora mulher foi sacrificada de forma muito graciosa e útil. A situação dela é assustadora." Helena tentou deixar a Rússia em 1827, mas a família imperial apenas permitiu uma separação temporária. Apesar de tudo, depois disto, a sorte dela mudou consideravelmente e a lista das suas conquistas na Rússia é formidável. As artes, música, instituições médicas, entre outras, receberam o seu patrocínio. Também foi ela a força por detrás da mudança política russa, encorajando os seus sobrinhos Alexandre II e Constantino a seguir o caminho da reforma.


Maria Alexandrovna
Maria Alexandrovna, Maria de Hesse-Darmstadt, tinha catorze anos e ainda usava o cabelo longo e solto da infância quando conheceu o futuro czar Alexandre II. Estava a comer cerejas quando foi chamada a aproximar-se e teve de cuspir as sementes para a mão antes de conseguir falar com ele. "Esta era a Maria, a nossa adorada Maria, que se tornou a felicidade do Sasha," escreveu a irmã do czar, Olga. "Os sentimentos dele despertaram assim que ela disse a primeira palavra. Não era uma boneca como as outras, não havia nada de convencido nela, nem ela esperava nada deste encontro." O noivado foi aprovado e os dois casaram três anos depois. Maria era inteligente e profundamente séria. Não foi capaz de se converter à religião ortodoxa antes de sentir que o queria realmente, acabando por se tornar ainda mais ortodoxa do que a maioria dos russos. Preocupava-se muito com o seu país e discutia com Alexandre, que respeitava muito a sua opinião, o seu trabalho. Também apoiou a educação das mulheres e a medicina. Maria Alexandrovna era adorada pela família, mas faltavam-lhe o à-vontade e os talentos sociais que tornaram outras imperatrizes populares.

Alexandra Iosifovna
A grã-duquesa Alexandra Iosifovna pertencia à família de Saxe-Altenburg e Nicolau I reparou nela em 1846, no dia em que ela completou dezasseis anos: no outono do mesmo ano, o seu segundo filho, Constantino, já estava em Altenburg. O efeito do seu primeiro encontro foi electrizante. "Não sei o que me aconteceu," escreveu Constantino de dezoito anos, "Sou uma pessoa completamente diferente. Há apenas um pensamento que me move, só tenho uma imagem perante os meus olhos: sempre e só ela, o meu anjo, a minha estrela. Acredito plenamente que estou apaixonado. Mas há quanto tempo a conheço? Só algumas horas e já me sinto a transbordar de amor." Constantino aguentou o seu entusiasmo até ao dia do casamento a 30 de Agosto / 11 de Setembro de 1848, e durante muitos anos depois. Alexandra sentia-se mais à-vontade na sociedade do que Maria e era menos dada a sentir saudades de casa. Segundo uma das suas damas-de-companhia, Anna Tiutcheva, a grã-duquesa não era esperta nem especialmente bem-educada: "adoptou o lugar de uma criança mimada na família e todos tratam a sua frequente falta de sensibilidade e mau-comportamento como brincadeiras engraçadas." Mas este comportamento apenas aconteceu nos seus primeiros anos. Com o passar do tempo, Alexandra tornou-se uma figura respeitada dentro da família.

Olga Feodorovna
A grã-duquesa Olga Feodorovna, princesa Cecília de Baden, nasceu em Karlsruhe em 1839. A história do seu primeiro encontro com o grão-duque Miguel Nikolaevich não foi registada, mas o casamento aconteceu por amor e Cecília teve sorte: dos quatro filhos do czar Nicolau I, apenas Miguel foi fiel durante todo o casamento. Cecília tinha dezasseis anos quando ficou noiva. Miguel disse à sua cunhada Maria Alexandrovna, que tinha escolhido o nome "Olga Fedorovna" porque não gostava de "Cecília". Os dois casaram-se no Palácio de Inverno a 16/28 de Agosto de 1857: "Rezei fervorosamente", escreveu Miguel no seu diário, "e agradeci a Deus com todo o meu coração por poder viver este dia." Os "Michels" eram um casal muito adorado no geral e a rainha Vitória achava-os "muito amáveis e amigáveis" e, sobre a grã-duquesa, disse: "tem muito bom humor, é alegre, muito encantadora - tão calma e gentil (...) Ficamos encantados com ele e ouvi dizer que, para onde quer que ele vá, todos os adoram, classes altas e baixas." A sua filha chamou-a "uma criatura de Deus em todos os sentidos".

Olga Feodorovna com o filho Sérgio

Em 1862, o grão-duque Miguel foi nomeado vice-rei do Cáucaso, uma posição que manteve durante quase vinte anos. O casal tinha a sua corte no Palácio de Tiflis e quatro dos seus sete filhos nasceram nesta região - Nesta fotografia, Olga Fedorovna pode ser vista com o seu quinto filho, Sérgio. Apesar de viver longe da capital, Olga adaptou-se completamente ao estilo de vida do país do marido e achava-se completamente russa.  A posição de vice-rainha permitia-lhe um certo nível de autonomia ao lado do marido e foi ela que abriu a primeira escola para meninas no Cáucaso, bem como um instituto técnico exclusivamente feminino. Também se envolveu em trabalhos médicos, principalmente durante a Guerra Russo-Turca de 1877-78. Gostava de saber o que se passava à sua volta e as suas observações eram reveladoras. Uma das suas damas-de-companhia descreveu-a mais tarde como "uma mulher anormalmente esperta, com um sentido crítico afiado. Alguns círculos sociais temiam-na profundamente devido aos seus comentários maldosos. Pessoalmente, não senti nada senão gentileza e consideração da parte dela (...)"

Alexandra Petrovna
A duquesa Alexandra de Oldemburgo pertencia a uma família alemã, mas tinha crescido em São Petersburgo. O seu pai era neto do czar Paulo I. Alexandra casou-se com o grão-duque Nicolau Nikolaevich em 1856, tornando-se grã-duquesa Alexandra Petrovna, e o primeiro filho do casal nasceu antes do final do ano. Alexandra Petrovna era uma artista de talento. Não tinha tempo para a vida da corte e não se interessava por roupas - algo que não agradava ao marido. A medicina fascinava-a:  o grão-duque ofereceu-lhe um hospital e ela dedicou todo o seu tempo a trabalhar lá. Criou um instituto técnico para enfermeiras em São Petersburgo ao mesmo tempo que o marido seguiu o exemplo dos irmãos e arranjou uma amante. Esta fotografia, tirada na década de 1870, mostra-a com o seu uniforme de enfermeira. No final desta década, Alexandra mudou-se para Kiev, onde abriu um convento que tinha o seu próprio hospital e clinica para dar tratamento gratuito aos pobres. Entrou no convento, adoptando o nome "Irmã Alexandra" e tornou-se abadessa: hoje em dia, a sua campa nos jardins do convento ainda é cuidada pelas freiras que lá trabalham.

Texto retirado do livro "The Camera and the Tsars" de Charlotte Zeepvat

Sem comentários:

Enviar um comentário