Java

sábado, 22 de janeiro de 2011

Jorge VI e os Romanov

O destaque que o filme "O Discurso do Rei" tem tido na época dos prémios do cinema deste ano tem despertado uma grande curiosidade em torno da figura do rei Jorge VI do Reino Unido. O pai da actual rainha Isabel II não tem uma grande história com os Romanov visto que a família real russa visitou o Reino Unido apenas uma vez e Jorge VI foi o único entre os seus irmãos que não os conheceu, no entanto vale a pena conhecer a história verdadeira por detrás do homem que poderá dar a Colin Firth o primeiro Óscar da sua carreira.

A visita dos Romanov ao Reino Unido ocorreu em 1908. Todos os anos a família real realizava um cruzeiro a bordo do Standard, o iate privado da família e nesse ano o país fazia parte da sua rota. Fiquem com um excerto do livro "Crowns in a Changing World" onde o autor relata o que se passou:

A chegada do Standard a Spithead foi anunciada por uma flotilha de vinte e quatro couraçados, dezasseis cruzados blindados, e quarenta e oito contratorpedeiros. Os três filhos mais velhos do Príncipe de Gales deveriam ter acompanhado as grã-duquesas e o czarevich. Porém, Alberto, o segundo filho do Príncipe de Gales, contraiu tosse convulsa e teve de ser mantido em quarentena até algum tempo após a partida dos convidados imperiais visto que o risco de o czarevich apanhar uma infecção e romper um vaso sanguíneo devido aos ataques de tosse prolongados era demasiado. Coube a Eduardo guiar o "Tio Nicky" por Osborne e a Maria ser a companhia das brincadeiras das grã-duquesas sendo ela da mesma idade de Tatiana.

A título de curiosidade, fiquem com o discurso original de Jorge VI antes da Segunda Guerra Mundial que deu origem a "O Discurso do Rei:


Sem comentários:

Enviar um comentário